Investir em Loteamento é rentável?
Voltar para o blog

Investir em Loteamento é rentável?

O setor imobiliário é um dos melhores para quem quer investir com rentabilidade e segurança. No entanto, é preciso ter certeza de que vale a pena apostar no mercado de loteamentos, já que essa é uma das opções mais vantajosas que existem.


Entre as principais vantagens do investimento, uma é a valorização.

Isso porque, um terreno sempre valoriza, principalmente se a aquisição for feita em uma área em expansão. Ao adquiri-lo, o comprador fará um investimento que valerá dentro de três anos, em média, 70% do que valia à época da negociação.

Isso porque, segundo a Lei 6766/79, o prazo é de até 4 anos a contar da certidão de diretrizes expedida pelo Município,a infraestrutura de um loteamento deve ficar pronta ou seja, nesse período, seu bem estará se valorizando em decorrência das melhorias pelas quais passará.

Vale ressaltar que o terreno é valorizado conforme o crescimento e disponibilidade infraestrutura ao redor, como a presença de comércios, shoppings e acessos a transporte público. Com o desenvolvimento das cidades e a busca por segurança e qualidade de vida, os loteamentos tornaram-se uma tendência e a procura por bairros planejados está sempre em alta, o que nem sempre acontece com imóveis já prontos.


Outra vantagem é que ao investir em loteamento, os custos de tributação são menores,

Chegando a 5,94% sobre o faturamento. Sem contar que a transação é baseada no lucro presumido, e não no lucro real.

Essa modalidade também possui condições especiais e incentivos para a compra, como taxas de juros menores e financiamento do valor total. É possível experimentar um processo mais simples e com mais incentivos ao decidir por esse tipo de negócio.

Já a segurança do negócio é garantida pela documentação do proprietário do terreno. O resultado é a maior proteção aos direitos de quem detém um bem durável. Por exemplo, se comparado com a poupança, o lote não poderá sofrer ação do governo ou do banco.


Ao contrário do custo operacional, que é baixo, o lucro aqui é mais alto.

A média anual dessa aplicação, chega a 19%, uma das mais vantajosas do setor. A valorização de 1% acumulada ao mês alcança os 12% ao ano e somada à correção anual pelo índice do IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado, que gira em torno de 7%, resulta na alta rentabilidade citada acima.

Outro item que atrai os investidores é o termômetro do mercado. A procura por loteamentos manteve-se até mesmo durante a crise. Isso porque, ao investir em um imóvel pronto, existe certa dificuldade em negociar esse bem, conforme indicativos econômicos e políticos.

Enquanto o loteamento é uma aplicação que possui maior liquidez, pois é mais fácil vendê-lo. Essa característica é devido ao valor menor se comparado com o de uma construção e, em parte, também em consequência da alta demanda por espaços urbanos.


Fonte: Folha de São Paulo


Comece seus investimento em loteamento agora!
Conheça os empreendimentos da More Incorporadora e Urbanizadora 

Outros posts

  1. Um imóvel pensado na família

    Um imóvel pensado na família

    Nossos filhos e nossa família estão sempre em prioridade, inclusive na hora de escolher um imóvel para morar. Muitos clientes me procuram visando mudar de vida: sair da casa dos pais, upgrade do imóv...

  2. O seu FGTS pode ser utilizado na hora da compra de um imóvel.

    O seu FGTS pode ser utilizado na hora da compra de um imóvel.

    O saldo da sua conta do FGTS pode ser utilizado para conquistar o sonho da casa própria.Mas, para isto, é necessário cumprir algumas regras, afinal de contas, o dinheiro só pode ser retirado pelo trab...

  3. O que é holding patrimonial

    O que é holding patrimonial

    O que é uma holding? A expressão “holding” deriva do verbo em inglês “to hold”, que significa, basicamente, “segurar”; “ter o controle”. Assim, uma holding é uma sociedade, leia-se uma pessoa jurídic...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.